Setor de franquias segue em crescimento

setor de franquias

A busca pela realização de novos investimentos requer muitos cuidados e muitas análises. A economia do país vive instabilidade há pelo menos dois anos, mas um mercado específico vem sempre se destacando. Trata-se do setor de franquias, que no 2º trimestre de 2017 voltou a apresentar índices superiores ao mesmo período do ano passado. Como … Read more

Arquivar apresenta novo software GED em evento

Nos últimos dias 10 e 11 de agosto, o WTC recebeu os principais nomes do mercado de gestão da informação, que debateram sobre as novas tecnologias e tendências do setor. A oitava edição do Information Show, maior evento do setor na América Latina, auxiliou empresários a analisarem a viabilidade da aplicação de novas tecnologias para … Read more

Evento de tendências e inovações em Gestão da Informação terá presença da Arquivar

A 8ª edição do INFORMATIONSHOW terá como foco a abordagem das tendências, inovações e tecnologias voltadas para a Gestão da Informação. O evento se consolidou como o maior da América Latina sobre o tema Gerenciamento de Documentos, Informações, Processos de Negócios e Digital Business. Por ser uma referência no país em gestão estratégica de documentos, … Read more

Simplificar processos é o caminho

Aplicar as melhores práticas para execução das atividades diárias e simplificar processos. Esses são dois dos principais objetivos de uma empresa no momento de prestar um serviço de qualidade. O cliente espera eficiência e quer ver seus resultados otimizados. E a empresa contratada, que é a especializada no assunto, precisa garantir que essas metas sejam … Read more

Conservação: a necessidade de dialogar

O volume de documentos produzidos diariamente em empresas e escritórios representa não só o histórico de atividades daquele local, mas também seus caminhos de crescimento e produtividade. Toda essa movimentação diária gera documentação. E esta, por sua vez, precisa ser guardada visando sua conservação. O conteúdo existente varia desde processos que fomentam auditorias interna e externa, … Read more

Arquivar recebe prêmio de Melhores Franquias em São Paulo

O prêmio Melhores Franquias do Brasil 2017, realizado nesta terça-feira, 20 de junho, na cidade de São Paulo, premiou a Arquivar como uma das 60 empresas que chegaram à excelência, atingindo a Cotação 5 Estrelas. Os vencedores foram apresentados pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, da Editora Globo. As empresas premiadas fazem parte do … Read more

Gestão documental no âmbito acadêmico

Temos tratado sempre em nosso blog assuntos diversos relacionados à gestão documental e o tamanho da sua importância atual nos mais diversos segmentos. Sejam empresas de qualquer porte, órgãos públicos ou instituições de ensino, todos possuem obrigações e compromissos legais que dependem de um trabalho bem realizado de organização, estratégia e inteligência. Falando hoje especificamente … Read more

Gestão documental é importante?

Digitalização e GED: a combinação perfeita para gestão de documentos acadêmicos

Ainda hoje é muito comum observar, em grandes ou pequenas empresas, entidades públicas ou instituições de ensino, uma completa falta de controle e de organização dos documentos. O volume de dados e informações cresce com uma velocidade muito grande. O problema é que muitas vezes os investimentos destinados à gestão documental não são suficientes para … Read more

Entenda a força de marca Arquivar

Para quem está em busca de novos negócios para investir, principalmente considerando o modelo de franchising, é sempre fundamental avaliar a força de marca empresa franqueadora. Qual a sua relevância no segmento de atuação? Qual a quantidade de clientes, a abrangência e como está o mercado naquele momento em que se pretende iniciar o investimento? … Read more

Gestão de Documentos na Lei de Acesso à Informação

A todo momento empresas, instituições e órgãos governamentais estão sujeitos às mais diversas alterações nos procedimentos legais vigentes. Ficar atento ao mercado e se adequar para atender de maneira eficaz todas as leis e determinações existentes é um grande desafio para todos. A gestão de documentos é fundamental para o cumprimento de muitas dessas obrigações. … Read more

Faça a guarda de documentos de seus clientes com mais eficiência e menor custo

Prestar o serviço de guarda de documentos de outras empresas requer cuidados e necessidades específicas. Fatos que influenciam para que o trabalho seja executado de maneira eficiente e segura. Tudo começa por uma estrutura física que seja adequada ao tamanho da demanda, pois é evidente que para guardar documentos e arquivos de todos os tipos, … Read more

Tempo de guarda de documentos: principais dúvidas respondidas

Mulher jovem de cabelos presos e blusa branca segurando e apontando para relógio analógico.

Armazenar arquivos envolve burocracias e é necessário ter atenção ao tempo de guarda de documentos para evitar problemas jurídicos ou fiscais.

Para estar em dia com as questões legais, empresas de todos os portes devem conhecer e saber administrar a tabela de temporalidade documental. Alguns documentos precisam ser guardados por anos. Outros, devem ser armazenados por muitas décadas.

Então, como saber quais podem ser descartados e quando podem ser descartados? Essa dúvida pode ser resolvida com um projeto de gestão documental que envolva um diagnóstico de temporalidade para cada informação, personalizado por organização.

Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto! Assista ao nosso conteúdo para aprender sobre a tabela de temporalidade documental! 

O que é tempo de guarda de documentos?

O tempo de guarda de documentos é um conceito que define o período pelo qual uma empresa ou pessoa física deve armazenar documentos, sejam eles físicos ou digitais. Isso inclui informações financeiras, contratos, declarações fiscais, recibos, faturas, entre outros.

O prazo varia conforme o tipo de documentação e a legislação do país. No Brasil, alguns registros devem ser mantidos por cinco anos, como a folha de ponto, enquanto outros possuem guarda permanente, a exemplo do livro de inspeção de trabalho.

O que diz a lei de arquivamento de documentos eletrônicos?

Todo tipo de documento deve ser armazenado conforme o prazo estabelecido, independentemente da sua natureza (física ou digital). No caso dos documentos eletrônicos, a Lei n.º 12682/12 apresenta requisitos para uma documentação digitalizada ter a mesma validade jurídica que a versão impressa.

Para tanto, é necessário que o arquivo eletrônico possua certificação digital no padrão de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil). Quanto ao armazenamento, tanto os documentos em papel quanto em formato eletrônico terão de cumprir o mesmo prazo determinado na tabela de temporalidade.

Além disso, a lei determina que os meios de armazenamento devem manter os dados protegidos contra acesso, uso, alteração, reprodução e destruição não autorizados.

Por que é importante saber a validade dos documentos?

Ter conhecimento sobre o tempo de guarda de documentos é importante por diversas razões. A principal delas é a conformidade com a legislação, pois o descumprimento dos prazos de guarda, isto é, o descarte indevido, pode levar a sanções e penalidades legais.

Relógio analógico com despertador posicionado em uma mesa com papéis separados por clips
Entenda a importância de saber a validade dos documentos! (Foto: Freepik)

Saber a validade dos documentos também ajuda a manter o controle e a organização dos arquivos. Afinal, os documentos vencidos poderão ser descartados definitivamente e, assim, liberar espaço na sala de armazenamento.

Outro aspecto que tem uma relação com o prazo documental é a tomada de decisões. Isso porque, com informações desatualizadas, as decisões podem ser equivocadas, o que não aconteceria com dados atuais e precisos.

Por que é importante guardar documentos por certo tempo?

Existem duas razões principais para guardar os documentos pelo tempo necessário. A primeira delas é no caso de auditorias, pois a documentação garante a precisão de informações financeiras e contábeis.

Portanto, é fundamental conhecer o tempo de guarda de documentos fiscais e contábeis. O segundo motivo diz respeito ao histórico de transações. Manter tais registros pode ter utilidade em situações de negociações contratuais, questões regulatórias e disputas legais.

O que é ciclo de vida do documento?

Além do tempo de guarda de documentos, é essencial entender que os arquivos passam por um ciclo de vida.

Mas o que isso significa? O ciclo de vida do documento diz respeito às fases que a documentação tem desde a sua criação até o descarte.

Essas etapas têm relação direta com a gestão documental, pois determinam o percurso que o documento deve realizar na empresa. Assim sendo, o ciclo de vida de um documento consiste em:

  • Criação, a etapa inicial;
  • Classificação, para que todos os arquivos estejam organizados;
  • Armazenamento, feito em local específico ou na nuvem;
  • Acesso, que consiste no controle e determina pessoas autorizadas;
  • Distribuição, sendo uma etapa operacional, assim como o acesso;
  • Arquivamento, feito de acordo com a tabela de temporalidade documental;
  • Descarte correto, efetuado após o vencimento do prazo de validade.

Quais os principais problemas ao não guardar documentos pelo tempo necessário?

O não cumprimento do tempo de guarda de documentos pode levar a consequências, principalmente em relação a penalidades legais. Junto a isso, a empresa pode ter gastos inesperados, como o pagamento de multas e outros custos para resolver a pendência judicial. A empresa também pode sofrer com maior vulnerabilidade a fraudes e vazamento de dados.

A gestão documental adequada garante a segurança da informação e pode inibir atividades suspeitas.

No que se refere ao tempo de guarda de documentos trabalhistas, um dos problemas que pode ocorrer é em caso de ações trabalhistas. A falta de provas, que seria evitada com a apresentação de documentos comprobatórios, pode levar ao pagamento de multas e fracasso no processo, além de levar a empresa a ter uma má reputação.

O que é uma tabela de temporalidade de documentos?

Para conhecer o tempo de guarda de documentos, você precisa de uma tabela de temporalidade documental, que reúne informações sobre o prazo de armazenamento dos diferentes tipos de documentações.

Vale lembrar que a tabela de temporalidade documental nas organizações pode ser criada, sendo personalizada para determinado segmento da empresa.

Agenda de papel, dois lápis e um relógio de pulso sobre mesa de madeira
Entenda o que é a tabela de temporalidade documental! (Foto: Freepik)

A tabela de temporalidade é um instrumento fundamental de gestão de documentos. Ela visa garantir o cumprimento das obrigações legais e preservar o histórico institucional. Também é importante para otimizar o uso do espaço físico para guarda de arquivos. Nela, estão definidos:

  • Prazos de manutenção referentes aos documentos que ficam no arquivo corrente operacional;
  • Quais documentos deverão ser direcionados ao estoque, que é o arquivo intermediário;
  • Quando os documentos devem sair do estoque e ser direcionados ao descarte definitivo.

Quais documentos devem ser guardados e por quanto tempo?

Existem muitas dúvidas em relação ao tempo de guarda de documentos administrativos ou tempo de guarda de documentos contábeis, e assim por diante. Fato é que cada categoria possui um prazo diferente. Em resumo, os principais tipos de documentos que devem ser guardados pelas empresas são:

  • Documentos jurídicos;
  • Documentos históricos;
  • Documentos do RH;
  • Documentos contábeis;
  • Contratos;
  • Faturas;
  • Recibos;
  • Notas fiscais;
  • Ordens de pagamento.

Para ilustrar melhor, elaboramos um esquema abaixo para demonstrar quais documentos devem ser guardados e por quanto tempo. Confira!

Tabela de temporalidade documental.

Quais documentos precisam ser guardados para sempre?

A guarda permanente também se aplica aos seguintes tipos de documentação:

  • Contratos de trabalho;
  • Convênios;
  • Acordos;
  • Ajustes;
  • Sindicatos;
  • Dissídios.

Qual melhor forma de guardar documentos?

Você notou que o tempo de guarda de documentos não é uma escolha arbitrária, certo? E como as empresas precisam armazenar um grande volume de arquivos, é fundamental encontrar soluções que otimizem a guarda de documentos.

Muitos negócios ainda priorizam a guarda física, mas essa escolha gera alguns riscos, como a deterioração dos papéis, por exemplo. É por isso que a digitalização e armazenamento em nuvem tem sido a melhor forma de guardar documentos.

Os arquivos digitais possuem a mesma validade legal dos físicos, caso possuam certificação digital. Portanto, considere fazer o arquivamento e gerenciamento eletrônico de documentos! Conheça as soluções da Arquivar em documentos físicos e digitais! Conheça as soluções da Arquivar para documentos físicos e digitais!